A pesquisadora, comunicadora, doutora e integrante do Cibercog Naiara Silva Evangelo esteve presente na terceira sessão do Fórum Permanente Sobre os Povos Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorreu no dia 16 de abril de 2024 em Genebra (Suíça). 

O evento é parte de uma série de fóruns cujo objetivo é discutir o enfrentamento ao racismo de povos negros da diáspora (dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa ou étnica). Foram representados cem países, dentre eles o Brasil – que contou com a participação da Ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco, além de organizações do movimento negro e ativistas.  

Doutora em Tecnologias da Comunicação pela Uerj, Naiara Evangelo atualmente trabalha como assessora de comunicação do projeto Seta – organizado pela ActionAid – e esteve no evento realizando a cobertura para a imprensa e veículos de mídia digital. Em resposta ao Cibercog, Naiara explicou que foram realizados três eventos no fórum, discutindo educação antirracista, igualdade de gênero e reparação histórica.  

“Uma carta de algumas organizações à sociedade civil foi respondida pelo governo de Portugal logo depois do fórum, então já foi um resultado muito efetivo”, afirmou a comunicadora.  

Naiara Evangelo foi agraciada com uma menção honrosa no Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela de 2023 com a tese “A experiência negra de ranqueamento social na Uber: uma reflexão racializada da vigilância contemporânea”, orientada pela Prof.ª Dr.ª Fátima Regis.Inspirada pelo episódio “Nosedive” da série Black Mirror, o trabalho questiona de que modo os negros estão vivenciando a lógica social de ranqueamento na ambiência da Uber e seus com mecanismos de vigilância de dados em operação.

O Projeto SETA é uma iniciativa composta pela ActionAid Brasil, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ, Geledés, Makira-E’ta e UNEafro Brasil, organizações reconhecidas e comprometidas na atuação no campo da educação antirracista. A atuação do Projeto SETA consiste no trabalho participativo por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas de mobilização em prol da equidade racial na educação.  

Integrante do Cibercog, Naiara Silva Evangelo participa da terceira sessão do Fórum Permanente Sobre os Povos Afrodescendentes da ONU

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.