*Por Nicholas Barbosa
O workshop “IA e Letramentos do futuro”, ministrado pela professora doutora Raquel Timponi, realizado no dia 16 de abril de 2025 no Laboratório de Mídias Digitais, teve como objetivo traçar, com o auxílio de inteligência artificial, novos futuros educacionais em conjunto do uso de mídias digitais.
Tratando de novas realidades, profissões do futuro e novas formas de lecionar, a oficina contou com atividades criativas para prever, com design prospectivo, predições (previsões com dados científicos). Em debate, temas como a responsabilidade digital, formação de pensamento crítico e o uso de inteligência artificial e também a reflexão de comunidades digitais mais inclusivas, na qual a educação se destaca como a principal ferramenta de evolução.

Este foi o segundo evento do Ciclo de palestras e workshops do Observatório de Inteligência Artificial na Mídia-Educação, que são ministrados de forma gratuita. Essa atividade procura combater a desinformação nas mídias digitais e promover debates acerca da inteligência artificial na Comunicação com pesquisadores especializados nessa área. Pensando nas transformações tecnológicas com foco em inclusão e igualdade, podemos trabalhar a favor da educação das gerações futuras.
“A noção de letramento de futuros é fundamental para a formação de profissionais do futuro, que sairão da universidade com outro cenário consolidado. Assim, ao invés de pensar que o futuro está dado, vale mais considerar que é possível pensar em futuros alternativos, mais justos e igualitários. Assim, a oficina tem foco na predição e no protagonismo do aluno como processo de construção de futuros outros, com foco em inovação.”, destaca a professora Raquel Timponi.
*Estudante de Jornalismo da Uerj, com supervisão da professora doutora Renata Monty