Resumo: As obras de horror deH.P.Lovecraft causaram forte influência emvariados campos da cultura humana, se mostrando presente, sobretudo,na cultura pop. O ramo do entretenimento dos jogos –onde encontramos os videogames, jogos de tabuleiro e jogos de RPG –possuem uma gama de títulos populares em âmbito transnacional quepossuem elementos das obras do autor. Este artigo propõe um exercício de reflexão sobre esses jogos, com foco nas referências e raízes que os títulos apresentam com o universolovecraftiano, culminando em uma análise comparativa entre dois videogames Callof Cthulhu: Dark Corners of the Earth(2005) e Call of Ctulhu(2018). A análise será feita a partir de um referencial bibliográfico que perpassa os estudos das transposições do escritorfeito porGarcia (2019) e as pesquisas de suas criações como parte dacultura pop feita porKurtz (2015), mas também de trabalhos que discutem o horror do autor, como Peak (2020).Palavras-chave:Jogos; Lovecraft; Horror.

 

Artigo completo: https://revistas.intercom.org.br/index.php/insolita/issue/view/182/30

CYCLOPEAN GAMES: a herança lovecraftiana nos jogos

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