Da esquerda para a direita: Mariana Trevisan, a professora doutora Fátima Regis e Isis Cardoso

Por Isis Cardoso*

Publicado em: 01/12/2023

As pesquisadoras de iniciação científica do Cibercog, Mariana Trevisan e Isis Cardoso, foram agraciadas com os Prêmios Theresa Christina Barja Hidalgo e Lélia Gonzalez, referentes aos trabalhos apresentados na 32ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, realizada no dia 28 de setembro de 2023.  

A colocação mais alta entre os cursos de Ciências Humanas na categoria PIBITI ficou com Mariana Trevisan, que desenvolveu a pesquisa “O Fenômeno do Booktok Para o Estímulo à Leitura e o Aprendizado Entre os Jovens”.  A investigação, que trata a respeito do nicho de leitura na rede social Tik Tok e seu consequente incentivo ao hábito da leitura pelos adolescentes, foi contemplada com o terceiro lugar na categoria Iniciação Tecnológica e Inovação. Em relação à sua premiação, Mariana Trevisan afirma que ficou muito feliz em receber o prêmio por sua pesquisa PIBITI. 

“Agradeço todo o apoio e ajuda da minha orientadora Fátima Regis e da minha co-orientadora Renata Monti”, disse a pesquisadora. 

Já a pesquisa de Isis Cardoso recebeu a Menção Honrosa por “Match com Força: O Efeito da Plataformização nas Relações Afetivas”. O trabalho aborda como as redes sociais proporcionam o aprendizado de uma nova dinâmica de afetos. 

“Ter minha pesquisa difundida pela comunidade acadêmica e iniciar um debate em torno dessas ideias a partir de meu projeto de pesquisa é uma satisfação imensa”, declara Isis a respeito de sua menção honrosa. 

Ambas as pesquisas foram desenvolvidas no grupo de pesquisa Cibercog em parceria com o Laboratório de Mídias Digitais (LMD) e coorientadas pelas professoras doutoras Fátima Regis e Renata Monty. 

“As pesquisas demonstram o esforço e criatividade demonstrados nas propostas individuais associadas à proposta de pesquisa do grupo”, pontua a coordenadora Fátima Regis. 

A coorientadora Renata Monty acrescenta que é muito importante para o Laboratório de Mídias Digitais e para o Cibercog  receber um reconhecimento como este já na graduação. 

“Historicamente, temos outros pesquisadores que iniciaram a vida acadêmica neste grupo, foram reconhecidos com esses prêmios e hoje ocupam cargos importantes dentro de outras universidades”.

*Estudante de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Mídias Digitais. Texto revisado por Renata Monty.

Bolsistas do Cibercog recebem Prêmios da 32ª Semana de Iniciação Científica da UERJ 

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.