Por Isis Cardoso*

Os professores Flaviano Quaresma (IMS/Uerj) e Samara Brochado (SENAC-SP) abordaram o uso da plataforma Atlas.Ai para análise qualitativa e tratamento de dados em pesquisas, durante duas oficinas realizadas no Laboratório de Mídias Digitais (LMD). Os pesquisadores trouxeram exemplos de metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) à análise de conteúdo categorial (SAMPAIO & LYCARIÃO, 2021), além de estruturação da análise e categorização de elementos. Esses dados levaram à criação de um guia para a codificação dessas categorias e seu uso como procedimento metodológico. A professora doutora Raquel Lobão (FCS/Uerj), fez a mediação das oficinas. 

O Atlas.TI é um software alemão, inicialmente utilizado para a organização de textos. Atualmente, o aplicativo possui versão online e para desktop e é utilizado para facilitar o processo de categorização de textos, imagens, vídeos e gifs. 

O uso do Atlas.Ti foi demonstrado na pesquisa de Flaviano Quaresma, que o utiliza para análise qualitativa de imagens, uma vez que sua pesquisa refere-se a memes de cloroquina durante a pandemia do COVID-19. 

“É essencial, principalmente no campo da comunicação. A maior parte do objeto de estudo da comunicação é a mídia, a tecnologia, a nossa relação com artefatos/conteúdos; e muitas vezes ficamos diante de um volume gigante de material para análise. As novas ferramentas ajudam a organizar, monitorar, coletar dados e ainda analisar.” afirma o professor doutor.

Já Samara Brochado demonstrou o uso do programa em conteúdo textual, na pesquisa “Cheias de Charme, mas com pouca pesquisa. Análise da produção científica sobre trabalho doméstico: uma investigação em congressos e revistas nacionais no período de 2002 a 2022”.

“Nessa oficina, colocamos softwares pra nos auxiliar no processo de identificação do conteúdo que queremos analisar, que podem nos ajudar como um avanço. Passamos da máquina de escrever para o Word, também pode fazer análise manuais com softwares estatísticos que facilitam”, declarou a professora.

*Estudante de Relações Públicas da Uerj, com supervisão da professora doutora Renata Monty. 

Professores Flaviano Quaresma e Samara Brochado apresentam oficina sobre análise quantitativa de conteúdo

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.