O processo de desenvolver jogos pode parecer bem difícil e assustador para quem ainda está começando. Realmente é trabalhoso e aterrorizante, ainda mais sem ter as ferramentas necessárias… Afinal, é muito trabalho até que o jogo esteja pronto para lançamento. Porém, existem recursos por aí que podem ajudar desenvolvedores iniciantes (e sem grana) a entrar no mercado. Pensando nisso, resolvemos montar aqui uma pequena lista de engines com bibliotecas de recursos gráficos, e de softwares de criação e edição de imagem e de áudio gratuitos (ou bem perto disso) para quem quer explorar esse universo. Esperamos que você tire os seu projeto da mente e do papel!

Engines

A engine de um jogo é o motor que o faz funcionar, é o programa de computador (software) ou conjunto de biblioteca capaz de construir os elementos de um jogo. Existem algumas opções que são gratuitas para uso, seja pessoal ou comercial.

TwineEngine para jogos interativos baseados em texto (como um livro-jogo). Funciona como um editor de texto que permite unir as partes de uma história, como um hipertexto em HTML. Foi desenvolvido por Chris Klimas e pode ser baixado gratuitamente para Mac e Windows ou utilizado on-line.

Clickteam Fusion – É uma engine focada em jogos 2D, desenvolvida pela Clickteam. A versão free permite que o jogo seja exportado em HTML5, de forma que rode em qualquer navegador. É um programa de fácil uso, sem necessidade de programação, que vem com uma biblioteca interna de gráficos prontos para uso, além da possibilidade de importar os próprios gráficos. As versões pagas permitem exportar o jogo para Xbox, Windows OS, Windows Phone, iOS, Android e Flash.

Construct 2 – Lançado em 2007 pela Scirra, permite criação de jogos 2D para várias plataformas, sem necessidade de conhecimentos de programação. Tem integração com a loja de recursos da empresa, para que os desenvolvedores possam comprar arte, música e/ou animações. A versão gratuita é limitada a 100 eventos, quatro camadas de objetos e dois efeitos especiais simultâneos. Todas as restrições são retiradas na versão paga.

Renpy – Feita especificamente para desenvolvimento de visual novels, é completamente gratuita. Usa a linguagem Python, e permite que os desenvolvedores programem diretamente no código se assim desejarem. Exporta o jogo pronto para navegadores, Android, iOS, Linux, Windows e Mac.

Unity – A versão gratuita foi liberada em 2009 e é uma das engines mais populares. Ganhou suporte para 2D em 2013, apesar de ainda ser mais apropriada para desenvolvimento 3D. Permite exportar o jogo para diversas plataformas e tem uma loja de recursos disponível, incluindo os gratuitos. A versão gratuita é livre para uso desde que a receita do jogo seja menor que US$100.000 por ano.

Unreal – Desenvolvida pela Epic Games, baseada na linguagem C++, foi usada em franquias como Mortal Kombat, Batman, Borderlands, Tekken e BioShock. Não requer conhecimento de programação na sua versão mais recente. É focada em desenvolvimento 3D. Permite exportar o jogo para várias plataformas e é gratuita para desenvolvedores até que o jogo ganhe mais de US$3.000 por trimestre, quando a empresa exige 5% de royalty da receita bruta.

Godot Tem suporte para desenvolvimento 2D e 3D, sendo melhor no 2D que a Unity. Não requer programação, mas possui uma linguagem própria (GDScript) que pode ser usada para expandir os elementos do jogo. Exporta para várias plataformas sem necessidade de pagar mais por isso. É completamente gratuita e livre para uso.

Existem muitos outras engines disponíveis. O site Pixel Prospector tem uma lista bem extensa com as especificações de cada uma.

Arte

Além de uma engine, muitos jogos têm necessidade de recursos gráficos, mas nem todos os desenvolvedores possuem orçamento necessário para pagar um artista. Essa lista tem alguns recursos gratuitos que podem ajudar:

Unsplash – Galeria de fotos em alta resolução. Todas gratuitas para uso comercial.

CraftPix.net – Recursos para jogos arcade, de estratégia, platformers, RPGs e muitos outros. Está sempre sendo atualizado e, além dos recursos gratuitos, também oferece recursos pagos.

Game-icons.net – Galeria de gráficos para jogos disponibilizados em licença Creative Commons 3.0, que requer crédito aos autores originais.

Cliker e ClipArtLordClip art livre para uso ou em domínio público.

Open Font Library – Biblioteca de fontes com licença para uso comercial.

Open Game Art – Biblioteca de arte para videogames e boardgames, disponíveis gratuitamente ou com crédito para os autores.

Spiral Graphics – Oferece versões gratuitas de software para criação de texturas de boa qualidade, além de oferecer texturas modificáveis e customizáveis com licenças para uso comercial.

L3DT (Large 3D Terrain Generator) – Programa de criação de texturas para terreno 3D. Bom para criação de paisagens realistas. A versão gratuita tem algumas limitações de tamanho.

Efeitos Sonoros e Música

Pra terminar, uma lista de recursos de sons.

FMOD – Disponível sem custo para desenvolvedores com orçamento menor ou igual a US$ 100.000, esse software possui biblioteca de efeitos sonoros de alta qualidade e vem com plug-ins para os motores Unity e Unreal.

AudacitySoftware gratuito para edição de áudio, desenvolvido por um grupo de voluntários e distribuído na licença General Public License (GPL).

Free Music Archive – Biblioteca de músicas disponibilizadas gratuitamente ou com créditos para os autores.

Kevin Macleod – Biblioteca do compositor Kevin Macleod, contendo músicas livres para uso comercial com atribuição e músicas pagas.

 

Fontes

Make Use Of

The Game Crafter

Produção de Jogos

Develop Online

Urustar

 

Recursos gratuitos para desenvolver jogos

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