Foto: Acervo Cibercog

*Por Mariana Castro

A 33ª Semana de Iniciação Científica (Semic), um dos eventos da Uerj Sem Muros que tem como objetivo divulgar e avaliar os projetos dos pesquisadores, teve como tema “Democracia, sustentabilidade e justiça social” e aconteceu entre os dias 24 e 28 de março . O Laboratório de Mídias Digitais (LMD) marcou presença no evento com as pesquisadoras de iniciação científica Isis Cardoso, Pibic de 2022 a 2024 , e Manuela Tostes, Pibic de 2023 a 2024 , e a pesquisadora doutora Renata Monty, Qualitec desde 2022.

Com orientação da professora doutora Fátima Régis, a estudante Isis Cardoso, do 8º período de Relações Públicas, apresentou sua pesquisa “Match com força: O efeito da plataformização nas relações afetivas”. Pela segunda vez, Isis esteve presente na mostra científica com a pesquisa que tem como objetivo investigar de que forma o Tinder modifica o modo de aprender a se relacionar pela facilidade de acesso e tentativas de compatibilidade, e contou que foi surpreendente ver os caminhos que a pesquisa toma.

Isis posa ao lado de seu projeto na 33ª Semic

“Na Semic de 2023, eu estava saindo da revisão bibliográfica, conhecendo os temas principais da minha pesquisa – iniciativas de relacionamento na internet, relações afetivas e plataformização –, agora, estando no final do segundo momento da pesquisa (a netnografia) e partindo para a divulgação do formulário e conclusão do trabalho, eu tive apontamentos bem diferentes do que esperava e acredito que isso se mostrou claramente na diferença entre as duas apresentações”, afirmou Isis Cardoso. 

A jovem pesquisadora também falou sobre a importância de desenvolver a investigação junto ao LMD e que suas orientadoras, a professora doutora Fátima Régis e a professora doutora Renata Monty, contribuíram e moldaram a pesquisa para que obtivesse maturidade acadêmica. 

Manuela Tostes, do 5º período de Relações Públicas, também com a orientação da professora doutora Fátima Régis, apresentou sua pesquisa “Digitalização e perfis de busca entre a Geração X e Z”. O estudo, ainda em fase inicial, tem como objetivo analisar de que forma os usuários de mídias digitais – especificamente da geração Z e da X, hoje por volta de 18 a 27 anos e 44 a 59, respectivamente – pesquisam sobre tópicos do cotidiano, buscando estabelecer uma base para futuras investigações mais aprofundadas sobre as dinâmicas de consumo de mídia digital e comportamento de busca de informação.

Manuela posa ao lado de seu projeto na 33ª Semic

“Foi a primeira vez que apresentei o meu próprio projeto, que apesar de ser embrionário, foi bem legal porque foi algo que eu estruturei, então eu tinha todas as respostas na ponta da língua, tudo o que eu tinha planejado. E também foi um espaço legal para eu conseguir ter ideias dos professores, porque eles estavam presentes como avaliadores, mas me deram muitas dicas e sugestões de como seguir com o projeto”, afirmou Manuela Tostes. 

A pesquisadora doutora Renata Monty também esteve na 33ª Semic, e apresentou os resultados do projeto “Mídias Digitais e Desenvolvimento Cognitivo no Ensino Formal: construindo as competências digitais” que tem como finalidade desenvolver produtos e metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem que integrem as mídias digitais ao conteúdo formal das disciplinas, junto a professores e alunos da rede pública do ensino fundamental II.

Entre os resultados apresentados pelo projeto Qualitec estão: o curso de capacitação para professores em metodologia multimodal, lúdica e afetiva; Protótipos de jogos em fase de testes; Oficinas de Análise Quantitativa de Conteúdo; Oficinas de Revisão de Literatura com os softwares Research Rabbit e LitMaps; Palestra “Machine Learning e a Aprendizagem Humana – Uma análise a partir do Enativismo”; Artigos acadêmicos em revistas A1; Realização de “Oficina de Escrita Criativa” na UDT; Articulação de uma rede de pesquisa para a criação do Observatório de Inteligência Artificial Generativa na Mídia-Educação;

“A participação no projeto Qualitec é importante para a inovação no âmbito da universidade, gerando ganhos também para a sociedade como um todo. Para mim, é uma grande oportunidade de crescimento como pesquisadora”, afirmou Renata Monty.

 *Estudante de Jornalismo da Uerj, com supervisão da professora doutora Renata Monty


Pesquisadoras do Laboratório de Mídias Digitais da Uerj apresentam seus projetos na 33ª Semic

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.