A professora doutora Fátima Regis é associada da Faculdade de Comunicação Uerj

A pesquisadora Fátima Regis, professora associada da Faculdade de Comunicação da Uerj, coordenadora do grupo de pesquisa Cibercog e do Laboratório de Mídias Digitais do PPGCOM-Uerj, participará da audiência pública online “Escolas no Combate às fake news e ao discurso de ódio”, a convite da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), através do deputado estadual Carlos Minc. Prevista para o dia 12 de maio de 2023, às 14h, a audiência tem como objetivo discutir e aprimorar o Projeto de Lei 4790/21,  que prevê a criação do programa de capacitação de alunos das escolas estaduais do Rio de Janeiro para identificação e combate à proliferação de fake news e ao discurso de ódio.

Pesquisadora de metodologias ativas para a educação, com foco nos jogos e nas mídias digitais, Fátima Regis tem se dedicado a cursos de capacitação para educadores, de forma a contribuir com a “alfabetização midiática” e as habilidades requeridas pelas tecnologias de comunicação.

“Ao receber esse convite, observo o reconhecimento da pesquisa de qualidade e de ponta da Uerj. Além da importância de a Universidade estar conectada com a sociedade”, destaca Fátima. 

A mesa da audiência contará com a participação do youtuber e escritor Felipe Neto, da presidenta do GT de Combate ao Discurso de Ódio do MDHC, Manuela D ́Ávila, da secretária de Assuntos Digitais do Ministério da Justiça, Estela Aranha, da pró-reitora da UFRJ, Ivana Bentes, representantes do governo da Finlândia, entre outras autoridades.

O projeto de lei é inspirado no bem-sucedido programa nacional de educação midiática implantado na Finlândia com o objetivo de criar uma cultura de combate às fake news que começa pelas escolas.

Para acompanhar a audiência, basta acessar: youtube.com/carlosmincdep. O chat estará aberto para sugestões e questionamentos e poderão ser apresentados e respondidos em tempo real.

Pesquisadora Fátima Regis é convidada para debate sobre fake news em audiência da Alerj

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.