Autores: Jóse Messias e Letícia Perani

Resumo:

o presente artigo apresenta uma aproximação entre o jogo e a cultura hacker, realizada a partir de uma abordagem histórica e filosófica. Ambos serão investigados pelos seus potenciais de ligação com as relações entre os humanos e as tecnologias, sobretudo o seu papel na difusão e atual estado da cultura digital. Além da trajetória compartilhada, as condições de existência dessas figuras estão entrelaçadas pelos vínculos afetivos e pelas propriedades de seus suportes materiais. Assim, constituído em formato de ensaio, estão destacados o convite e a ação, e a configuração e a cus-tomização como partes integrais da experiência de jogo e motores da cultura hacker, e principalmente os potenciais dessas ações ao saírem do âmbito virtual e incluírem ações antes mesmo do ato de jogar. Este percurso iniciado com uma breve discussão sobre os modos de letramento e as materialidades acionadas por esses objetos técnicos digitais estabelece o lúdico como ponto de convergência dessas práticas.

Palavra-chave: Cultura hacker, Games e Lúdico.

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Entre gamers e hackers: reflexões sobre a cultura digital.

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