Por Samoel Gomes*
Pesquisadores do Cibercog marcaram presença no 47° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado de maneira híbrida, com uma etapa remota entre os dias 27 e 29 de agosto, e uma presencial, entre os dias 03 e 06 de setembro, na Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Na abertura do segundo dia do Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que ocorreu no dia 04 de setembro, o professor da UFMA e pesquisador do Cibercog, José Messias, ministrou palestra sobre Construção de competências digitais: Curso de Capacitação para professores em metodologia multimodal, lúdica e afetivas.“Sou muito grato ao Cibercog pelo pioneirismo na formação de pesquisadores em games, a palestra que fiz no evento é a pesquisa do LMD, da Rede CLAC – Rede de Pesquisa em Comunicação, Lúdico, Afeto e Cognição”, coordenada pela professora Fátima Régis. Então, eu apresentei uma parte da pesquisa realizada e a recepção foi ótima. Pesquisadores de todo Brasil se mostraram interessados no trabalho, na relação das metodologias de ensino em mídias digitais, todo mundo quer saber como resolver problemas da educação e a pesquisa do grupo pôde revelar uma solução possível nesse cenário,” afirma o pesquisador.
Já nas apresentações dos Grupos de Pesquisa, diversos membros do Cibercog puderam expor suas investigações e compartilhar conhecimentos e saberes no âmbito de seu interesse. No GP online de games, por exemplo, Letícia Perani (UFJF), Alessandra Maia (FGV-ECMI), Marcus Cordeiro (UERJ) e José Messias (UFMA) apresentaram, em conjunto com demais pesquisadores, seus trabalhos que permeiam assuntos desde Free Fire até o fenômeno do Gamergate, com o mundo dos games como ponto central.
No Grupo de Pesquisa de ficção televisiva seriada, Raquel Lobão (UERJ) e Marcos Curvello (UNIFLU-UERJ) apresentaram pesquisas sobre maratona de séries e liberdade e controle na Netflix. Raquel Lobão (UERJ) participa do GP sobre ficção seriada há 6 anos e afirma que é maravilhosa a troca de experiências sobre os métodos de pesquisa e os resultados obtidos por outros pesquisadores. “Nós temos professores de vários estados do Brasil, então, acaba que todos criamos a expectativa de sempre estarmos juntos nesse momento. Há casos em que acompanhamos pesquisas que se iniciaram na graduação e tiveram continuidade até o doutorado. ”, relata a professora da Uerj.
Completando a participação do Cibercog no Intercom 2024, o pesquisador Gustavo Mangia (UERJ) apresentou, no GP de Games presencial, sua pesquisa sobre “Magic: The Gathering”, e José Messias (UFMA) com um relato etnográfico sobre uma streamer da Twitch. Já a pesquisadora Renata Corrêa (UERJ-IBGE) , no GP de Educação presencial, levantou debate sobre ensino-aprendizagem e as TIC durante a pandemia de Covid-19. Confira abaixo todos os trabalhos apresentados por pesquisadores do Cibercog no Intercom 2024.
Alessandra Maia, Catherine Moura, Leonor Jungstedt e Luís Gomes – A economia afetiva de Fortnite: consumo de status ou de nostalgia?
Gustavo Mangia – Entre jogadores e gambiarras: problemas fora da partida e soluções não oficiais em Magic: the Gathering.
José Messias, Karina Santiago, Katherine Moura, Kennet Medeiros, Marcos Feitosa – Empoderamento e representatividade feminina na Indústria dos Jogos Digitais: um relato etnográfico sobre uma streamer da Twitch.
José Messias, Ana Luiza Palmeira, Gustavo Viana, Marcos Feitosa, Maria Luiza Alves – Feuer Frei!: resultados preliminares de um estudo empírico sobre Free Fire.
Letícia Perani – Os games são a mensagem: uma proposta de entendimento do processo de comunicação nos jogos eletrônicos.
Marcos Curvello – Liberdade e controle na Netflix: entre o discurso corporativo e a experiência de uso.
Marcus Cordeiro – Gamergate: poder, ódio e imaginário em jogo.
Raquel Lobão – Mas, afinal, o que é maratonar uma série?
Renata Corrêa – O que dizem os professores e os estudantes? Relatos sobre o ensino-aprendizagem e as TIC durante o período da pandemia de Covid-19.
*Estudante de Relações Públicas da Uerj, com supervisão da professora doutora Renata Monty.