Por Rafaella Fonseca*
Pesquisadores do Cibercog participaram da conferência Digra Brasil – divisão nacional da ‘Digital Games Research Association’ (Digra) –, ocorreu entre os dias 8 e 10 de maio de 2024, na Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ). O congresso reúne pesquisadores de games brasileiros em eixos temáticos e mesas redondas.
A professora doutora Fátima Regis (FCS/UERJ), coordenadora do Cibercog, foi convidada para participar da Mesa Redonda com o tema: “Game Studies e Transdisciplinaridade”, ao lado de Christiano Britto (UFF) e Flávia de Carvalho (FIOCRUZ-RJ).
O doutorando Gustavo Mangia (PPGCOM-UERJ) participou com a apresentação do trabalho intitulado: “Por entre paratextos, mood e hype: as relações entre jogadores e videogames competitivos multiplayer”.
“A experiência de apresentar um trabalho em um congresso desses é muito boa. A falta de eventos que prestigiam o estudo de jogos faz com que os pesquisadores sejam muito unidos. Devido a isso, existe um incentivo muito grande para que as pessoas assistam às apresentações de todo mundo e participem de todo o evento. Isso é uma dinâmica bem legal, que promove uma troca muito boa entre pesquisas”, afirmou o pesquisador.
O professor José Messias (UFMA), doutor em Comunicação e Cultura, juntamente de Catherine Moura, teve o trabalho “Meninas ‘Modo On’: um estudo sobre sociabilidade a partir de uma comunidade de jogadoras no Facebook” aprovado pela banca.
A pesquisadora Alessandra Maia (FGV-ECMI), doutora em Comunicação e coordenadora do Cubo de Inovação, apresentou o trabalho “Desvendando a banca: um estudo sobre a economia afetiva de Fortnite”, realizado com Luís Gomes, Leonor Jungstedt e Armando Pimentel.
*Estudante de Jornalismo da Uerj, com supervisão da professora doutora Renata Monty.