Os professores Muniz Sodré (direita) e Ricardo Freitas (esquerda)

Por Isis Cardoso e Alice Santos* 

O sociólogo, jornalista, tradutor e professor universitário Muniz Sodré foi o convidado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS – Uerj) para apresentar a aula magna, direcionada aos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, no dia 21 de março de 2024. A aula foi mediada pelo professor doutor Ricardo Ferreira Freitas (FCS – UERJ). 

Com o tema “Cultura Digital”, Sodré trouxe a provocação de que “nenhuma cultura resiste à digitalização”, que sugere que a introdução dos elementos digitais em uma cultura pode ter efeitos prejudiciais sobre ela. A partir desta hipótese inicial, o professor doutor destacou a importância da cultura como a raiz do conhecimento, do convívio em sociedade e da ação colaborativa em sincronia com o outro.  

Sodré também destacou a internet como materialização política da anarquia por não haver coerção e autoridades nos meios digitais. A relação viciosa do homem com seus objetos foi estabelecida como uma vingança do objeto perante a soberania do sujeito, uma vez que o objeto é um agregador social. A vanguarda das interações sociais offline também foi destacada como construtoras de redes de conhecimento antes da internet efetuar essa movimentação em rede. “A digitalização mata a cultura mas, por outro lado, se a cultura não é forte o suficiente para sobreviver, ela deve morrer”, concluiu Muniz Sodré. 

Muniz Sodré é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Sociologia da Informação e Comunicação pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne), doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional de 2005 a 2011. Atualmente, é Professor Emérito da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO – UFRJ) e possui cerca de trinta livros publicados nas áreas de Comunicação e Cultura.  

*Estudantes de Relações Públicas da Uerj, com supervisão da professora doutora Renata Monty. 

Muniz Sodré ministra aula magna da Faculdade de Comunicação Social da Uerj

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.