O jogo Cartas & Contos está em desenvolvimento desde 2018 pelo Laboratório de Mídias Digitais (LMD) da Uerj. Em dezembro de 2021, a equipe de trabalho, composta por bolsistas e voluntários do LMD, finalizou a primeira versão do game, após diversos encontros de playtests presenciais e no Tabletop Simulator com encontros via plataforma do Discord para a observação da experiência e registro dos achados.

Do gênero storytelling, o game tem como proposta estimular as habilidades ligadas diretamente à criatividade e à prática narrativa. Segundo Alessandra Maia, bolsista Qualitec na fase de desenvolvimento, a ideia desse tipo de atividade é treinar a criatividade.

“Todo o processo desse trabalho permite que os bolsistas exercitem habilidades que num primeiro olhar não estariam diretamente relacionadas com a pesquisa científica na área de Comunicação, mas que ajudam a entender e refletir competências importantes para a criação de produtos com o objetivo de inovar no campo”, destacou Alessandra. 

A dinâmica propõe que os jogadores  escolham um modo e histórias sejam narradas a partir das cartas, que pode ser colaborativo, competitivo ou livre. Dentre as opções disponíveis, na modalidade competitiva, os narradores devem criar enredos usando todas as cartas da mão. Já na modalidade colaborativa, todos os jogadores deverão contribuir para uma mesma história, continuando-a a partir do ponto de seus colegas ao usar as cartas que têm em mão. No modo livre, o jogador está sozinho e utiliza as cartas para criar um personagem e um universo próprio à sua maneira. O modo ainda permite que os jogadores criem suas próprias regras, como em um sandbox.

 jogo usou as artes produzidas durante um desafio do Drawlloween, associada a uma cultura do Instagram de criar listas para que artistas e pessoas do mundo inteiro possam exercitar a criatividade no desenho durante o mês de outubro. O laboratório criou e compartilhou sua lista na plataforma. Os bolsistas e alguns voluntários do LMD participaram do desafio e as artes foram postadas no Instagram do grupo. 

Como relembra um dos integrantes do LMD, Eric Freitas, bolsista PIBIC/CNPq, durante o processo de realização dos testes, o grupo foi percebendo que o jogo ainda precisava de melhorias em relação às suas mecânicas.

“Foi necessário pensar em possibilidades que viabilizassem diferentes jogabilidades para a nossa criação; coisa mais que importante para um jogo que tem como objetivo ser lúdico. Após uma nova rodada de testes, estamos aplicando o observado e nos preparando para um futuro lançamento”, sinaliza Eric.

O jogo foi elogiado pelo ex-aluno da Uerj Belmonth, que escreveu na plataforma itch.io, em que está disponível para download.

Os jogos produzidos pelo LMD têm como objetivo o uso pedagógico, principalmente durante as oficinas oferecidas junto às escolas do Ensino Fundamental II do Estado do Rio de Janeiro parceiras do projeto. Além desse uso, a ideia é disponibilizar os jogos no site para que docentes e discentes de outras regiões do país possam jogar e dar feedback para melhorias e desenvolvimento de outros produtos.

Download

LMD FINALIZA A PRIMEIRA VERSÃO DO JOGO CARTAS & CONTOS

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.