Os integrantes do grupo de pesquisa CiberCog têm realizado pesquisas desde 2007 com o propósito de investigar como os produtos de entretenimento podem ajudar a desenvolver habilidades cognitivas. Agora chegou a hora de produzir e criar jogos em parceria com o Laboratório de Mídias Digitais (LMD/Uerj), do qual o CiberCog faz parte desde 2014. E você, quer jogar com a gente?

***

Você provavelmente já jogou algum jogo de tabuleiro na sua vida. Não? Pense bem… Você nunca jogou os clássicos: Xadrez? Damas? Jogo da Velha? Baralho? Sim, jogos de cartas, bem como os com dados, – respectivamente cardgames e dicegames – também estão dentro da categoria boardgame. Não podemos deixar de citar os famosos Imagem & Ação, Banco Imobiliário, War e Detetive. Sim, provavelmente o sonho de consumo de algumas crianças do Brasil na década de 1980 e 1990 era ter alguns desses jogos. Segundo o site Obvius, os jogos de tabuleiro teriam surgido há cerca de 5.000 anos a.C., nas regiões da Mesopotâmia e Egito.

De lá para cá surgiram diversos tipos até chegar ao que conhecemos como jogos de tabuleiros modernos. Ok, mas o que são esses jogos de tabuleiros “modernos”? Sim, existem algumas diferenças entre os clássicos e atuais boardgames. De acordo com Dr. Meeple, site brasileiro, “jogos de tabuleiro modernos se baseiam em mecânicas que visam deixar o jogo balanceado e divertido, seja através de estratégias pesadas ou de mecânicas simples, mas bem feitas”, não costuma haver eliminação precoce dos jogadores e o material prima pela qualidade (as peças e o design são uma atração à parte).

Em outubro de 2016, o publicitário Pedro Nunes descreveu na palestra Roll The Dice! as diferenças entre os principais mercados de jogos no mundo, o Americano (vulgo Ameritrash) e o Europeu (os famosos Eurogames, principalmente os produzidos na Alemanha): enquanto o Americano privilegia o design, a narrativa e o fator sorte (muitos dados), o Europeu foca na mecânica, ou seja, os jogos são matemáticos, abstratos, com muitos cubos de madeira e o setup leva algumas horas. E o mercado brasileiro? Nunes trouxe dois dados curiosos:

  • A partir de apoio via plataformas de financiamento coletivo Kickstarter, Histeria Games, Kickante e Catarse, vários jogos estão sendo criados aqui, essas plataformas  têm sido um importante vetor nesse processo;
  • Mais e mais jogos estão sendo traduzidos e lançados para o público brazuca;

 

Apesar da atual crise financeira no Brasil, o mercado de jogos segue em expansão. Se antes tínhamos que esperar um amigo trazer um jogo do exterior, agora existem editoras como a Galápagos que apostou em títulos como Munchkin e Dixit. Outro mercado que anda em paralelo com os de boardgames são as casas de jogos, espaços nos quais há o estímulo à reunião de amigos seja para experimentar uma variedade de jogos disponíveis no local ou para levar os próprios jogos ou simplesmente alugar um jogo para jogar em casa. Estão sediadas no Rio de Janeiro a editora Red Box (Centro) e a  Board of Games (Catete) – . Pertinho do Rio, na cidade de Niterói, há também a Boards and Burgers e a Dice’ N’ Roll Coffee Tales.

Além desses ambientes, a galera também costuma se reunir no supermercado Extra Maracanã (Iron Nerds), no restaurante Spoleto do Largo do Machado (Spaghetti das Peças) e no último domingo de cada mês na Universidade Veiga de Almeida da Tijuca  (Castelo das Peças), Shopping Jardim Guadalupe (Guadalupeças). E, caso esteja muito curios@ e, queira conhecer outros endereços aqui no Rio ou pelo país, acesse o Ludopedia. Caso queira saber mais sobre jogos de tabuleiro, confira o  BoardGameGeek, o site mais completo sobre esse assunto!

 

Fontes:

The Nerd Pub

UOL

Meio e Mensagem

Curiosamente – Diário de Pernambuco

Ei Nerd!

Gamedeveloper

Quadrante X

 

Serviços:

RedBox – Av. 13 de Maio, 33 – Lj 1312, Centro.

Game of Boards – Rua Corrêa Dutra, 99, SL 214, Catete.

Boards and Burgers – Rua Mariz e Barros, 214 – Icaraí, Niterói.

Dice’ N’ Roll Coffee Tales – R. Dr. Herotides de Oliveira, 18 – Icaraí, Niterói.

Supermercado Extra – R. José Higino, 115, Tijuca.

Restaurante Spoleto –  Rua do Catete, 311 / loja 106, Largo do Machado.

Universidade Veiga de Almeida – Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Shopping Jardim de Guadalupe – Na Praça de Alimentação, 2º piso. Av. Brasil, 22.155,  Guadalupe.

 

O que é boardgame?

You May Also Like

One thought on “O que é boardgame?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.