Por Rafaella Fonseca*
A professora doutora Fátima Regis, associada da Faculdade de Comunicação Social da Uerj (FCS/uerj), e coordenadora do grupo de pesquisa Cibercog e do Laboratório de Mídias Digitais (LMD/Uerj), foi convidada para ministrar um curso de quinze horas para os alunos do mestrado e doutorado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.
Os discentes, matriculados no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, participaram do curso intitulado “Sobre Humanos, Ciborgues e Inteligência Artificial: afetos e fluxos informacionais nas práticas midiáticas cotidianas”, que ocorreu entre 12 e 15 de agosto.
De acordo com a professora Fátima Regis, foi uma experiência excelente ministrar aulas para estudantes de outra instituição. “É sempre muito instigante, pois a gente dialoga com pessoas diferentes. São trocas acadêmicas novas e desafiadoras e amplia a rede de contato de pesquisa. Os alunos estavam muito motivados e participaram bastante das aulas. Uma grande experiência!”, relatou.
O convite partiu da coordenação do Programa de Pós-Graduação da ESPM-SP, após a professora Fátima Regis ter realizado uma palestra, em abril, para o grupo de pesquisa Conex.Lab, coordenado pela doutora Gisela Castro, professora da Pós em Comunicação e Práticas de Consumo na Escola Superior de São Paulo.
*Estudante de Jornalismo da Uerj, com supervisão da professora doutora Renata Monty.