*Por Nicholas Barbosa
A professora Michelle Cannon, da University College of London (UCL), participou de atividades no Laboratório de Mídias Digitais (LMD), do PPGCom da Uerj, e no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, durante o mês de novembro de 2025.
A convite do Laboratório de Mídias Digitais (LMD) ministrou a palestra e workshop “Artes híbridas, mídias criativas e pedagogias críticas de narrativa digital” no Auditório Prof. João Maia do PPGCom-Uerj, no dia 19 de novembro. Além disso, a palestrante internacional foi entrevistada pelo LMD sobre a sua área de pesquisa, em colaboração com o laboratório AudioLab, da FCS-Uerj.

Na palestra, Michelle explicou as bases da sua pesquisa em Londres, que envolve o processo de educação midiática para crianças, para compreender o ciclo de criação digital antes da atividade prática. Seus trabalhos anteriores envolviam estudantes vistos como não habilidosos na maneira tradicional e o desenvolvimento de diferentes facetas da produção de mídia.
Em workshop com estudantes de graduação, pós-graduação e professores, a pesquisadora sugeriu uma atividade prática com mídias digitais: produzir um curto vídeo sobre a Uerj, baseado em um poema produzido por inteligência artificial generativa.

“Precisamos falar sobre o que as redes sociais podem oferecer, mas também sobre o que restringe e como são controladas. Precisamos conversar mais com os jovens sobre esses processos e como isso molda as suas próprias identidades, como os seus hábitos estão sendo determinados por outras pessoas. Isso significa que apenas algumas histórias são contadas e apenas alguns grupos têm as suas narrativas no mainstream.” afirmou Michelle, após questionada sobre como podemos lidar com as plataformas digitais de sociabilidade.
*Estudante de Jornalismo da da Uerj, com supervisão da professora doutora Renata Monty