Site do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Entretenimento e Cognição (CiberCog), pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação  (PPGCom) da Uerj.

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Atualmente o Laboratório de Pesquisa é composto dos seguintes integrantes:

Fátima Regis  Professora Associada da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), onde leciona na graduação e na pós-graduação. Em 2019, atuou como Professora Visitante Sênior no Exterior, com bolsa Capes Print, na University of Wisconsin, Milwaukee, em parceria com o Professor Richard Grusin. Foi Visiting Scholar na University of California, San Diego, de fevereiro a julho de 2020, a convite da Professora Angela Booker do Department of Communications. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS em 2012, sob supervisão da Professora Suely Fragoso. Fez mestrado (1996, com bolsa CNPq) e doutorado (2002) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou a graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da FCS/UERJ (2008-2010) e Coordenadora Adjunta do mesmo PPGC (2006-2008). É Procientista da UERJ e consultora Ad hoc do CNPq, Capes, Faperj, Fapesp e Fapemig. Foi Coordenadora do GT Comunicação e Cibercultura da Compós (2015-2017). Foi Secretária de Finanças na Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) entre 2011 e 2015 e membro do Conselho Científico Deliberativo da mesma Associação entre 2007-2011. Faz parte do conselho editorial de diversos periódicos científicos e de editoras nacionais. É líder do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Lúdico e Cognição (CiberCog – Diretório CNPq). Coordena a Rede de pesquisa CLAC (Comunicação, Lúdico, Afeto e Cognição) que envolve pesquisadores da UERJ, UFJF, UFMA, UFU e FGV. Coordenou o Grupo de Pesquisa em Cibercultura da Intercom no triênio 2010-2012. Atualmente desenvolve o Projeto de Pesquisa New Media Literacies: aprendizagem participativa, multimodal e lúdica na cultura digital, financiado pelo CNPq e pelo Prociência/Uerj/Faperj. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura digital, comunicação multimodal, teoria do afeto, estudos de cognição, ficção científica e subjetividade.  [Lattes]


Letícia Perani Professora Adjunta do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF). Coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais (UFJF). Coordenadora da Linha de Pesquisa Estudos do Lúdico Digital – Ciberludens, do grupo Histórias Interativas: estudo e projeto de ludonarrativas (UFJF). Pesquisadora do Laboratório de Comunicação, Entretenimento e Cognição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CiberCog/Uerj). Conselheira da divisão brasileira da Digital Games Research Association – DiGRA (2021 – 2023). Tutora do Grupo de Educação Tutorial em Artes e Design – GET Jogos IAD/UFJF (2018-2020). Tem Doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016), Mestrado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Design e Educação, com ênfase em Games e Cibercultura, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais, games, lúdico, interatividade, educação, ativismo político. [Lattes]


Raquel Timponi  Raquel Timponi é servidora pública Professora Adjunta II 40h D.E. nas esp. lato sensu do Curso de Comunicação Social (CCS) e Curso de Auxiliar de Comunicação Social (CACS), do Centro de Estudos e Pessoal (CEP/FDC),RJ (2021 a atual). É docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação/ Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE-UFU), linha de pesquisa Tecnologias e Interfaces da Comunicação, onde atua desde 2017. De 2017 a 2021, foi professora Adjunta concursada do Curso de Jornalismo – Núcleo de Educação, Comunicação e Tecnologia – da Faculdade de Educação (Faced), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e coordenou a Agência de Notícias do curso de Jornalismo – FACED- UFU, com projeto de inovação com financiamento do Laboratório pelo Programa Prossiga – UFU. Doutora em Comunicação Social, na linha de pesquisa Mídias e Mediações Socioculturais, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco/UFRJ) (2015). Mestre em Tecnologias da Comunicação e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/Uerj) (2009). Graduada em Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2006). Em sua trajetória profissional, atuou como jornalista do Centro de Comunicação Social da Força Aérea Brasileira (Cecomsaer/FAB) (mar. – out. 2017), na produção de notícias para o site (www.fab.mil.br) e para as revistas externa (Aerovisão) e interna (Notaer) da FAB(DF); exerceu o cargo de assessora de imprensa da Editora de Livros Guarda-chuva, RJ, e do Portal de sebos Estante Virtual (2007-2009). Como pesquisadora, destaca-se a atuação em inovação pelo Laboratório de Mídias Digitais (LMD) do PPGCom/Uerj, com bolsa Qualitec de Inovação da Uerj (InovUerj) (2014 a jul. 2016) e a pesquisa realizada na Fundação Biblioteca Nacional (2010-2011), com projeto financiado pelo Minc. No campo privado, foi professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) (2012-2016) e dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campi Cabo Frio e Tijuca (2014). Lá foi coordenadora da Agência de Jornalismo da UVA (Cabo Frio), setor responsável pela produção de notícias (2014). Também atuou como professora contratada/ substituta do Departamento de Relações Públicas (Uerj)(2009). Entre disciplinas que lecionou e área de atuação,destacam-se:Mídias Digitais, Com Estrat.Gestão/Monitoram. em Mídias Sociais, marketing digital, Jornalismo Digital, Redação Multimídia, além da experiência em disciplinas teórico-práticas de Projetos Interdisciplinares Experimentais em Impresso, Jornal-Laboratório e Edição em Jornalismo. Possui artigos publicados em organização de e-books, revistas, anais e participação em diversos congressos, simpósios e seminários da área. Tendo iniciado no campo da pesquisa em 2007, participa há 16 anos do grupo “Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Lúdico e Cognição” (CiberCog)/ CNPq, cujo trabalho resultou na publicação como uma das organizadoras do livro Tecnologias da Comunicação e Cognição (Sulina, 2012). É revisora/ tradutora da revista Eco-Pós, de qualis B1, parecerista da Revista Animus e Comunicação Sociedade e da Revista Alaic.Idealizou e desenvolveu diversos projetos de extensão, com destaque para o projeto do doutorado ‘Oficina de Produção de Livroclipes’ (2013-2014), em parceria com escolas das redes pública e particular, aplicado em estudantes do ensino fundamental II, com financiamento do UBM. A continuidade desse projeto levou à co-participação na redação de um Projeto de Extensão do LMD/UERJ, financiado pela Faperj, em pesquisa voltada para metodologias de educação formal com as mídias digitais. Tem especial interesse nos temas: letramento midiático e IA, mídias digitais, gestão/ monitoramento de mídias sociais, inteligência artificial, prod. textual multiplataformas, teorias da imagem e do som, novos modelos de negócio e inova  [Lattes]


José Messias Professor Adjunto do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Games, Gambiarra e Mediações em Rede (GamerLab/UFMA). Foi bolsista de Pós-Doutorado PNPD/Capes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF e integrante do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult/UFF). Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola da Comunicação da UFRJ com bolsa Faperj Nota 10 para realização de projeto de pesquisa sobre customização e compartilhamento de games em comunidades virtuais. Pesquisador visitante na University of Wisconsin-Milwaukee (UWM) por intermédio do Programa de Bolsa de Doutorado Sanduíche Capes/Fulbright. Mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq do grupo de pesquisa Comunicação, Lúdico e Cognição (Cibercog/Uerj) do qual ainda faz parte como voluntário. Atualmente, investiga o conceito de gambiarra aplicado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto do chamado Sul Global, especificamente games e outras mídias digitais, em suas interseções com a cultura hacker, pirataria, consumo participativo e o desenvolvimento de competências cognitivas.[Lattes]


Alessandra Maia rofessora Adjunta do curso de graduação em Comunicação Digital da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI). Coordenadora do Laboratório Cubo de Inovação da FGV ECMI. Este laboratório tem uma proposta transdiciplinar e é um centro de fomento à criatividade e hub de inovação voltado para a pesquisa empírica, experimental e crítica das tecnologias digitais com foco nos aspectos sociais e comunicacionais dessas tecnologias. Integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Sociedade e Mídia Digital e o Núcleo de Pesquisa em Tecnologias, Cultura e Sociedade (TecnoCulturaS). Entre fevereiro e outubro de 2022, atuou como Pesquisadora na Diretoria de Análise em Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP). Tem pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Atuou como Pesquisadora de Inovação do Laboratório de Mídias Digitais (LMD-PPGCom/Uerj), com bolsa Qualitec do InovUerj, entre 2018 e 2022, e como Professora Substituta de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, entre 2018 e 2021. Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/Uerj) com o projeto “Medo em jogo: performatividade sensorial nos videogames de horror” (com bolsa Faperj). Mestre em Comunicação formada pelo PPGCOM/Uerj com o projeto “VENI CREATOR SPIRITUS: criatividade, cognição e comunicação nos videogames” (com bolsa CNPq). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Atua como pesquisadora do projeto de pesquisa “Comunicação, Entretenimento e Cognição”, sob coordenação da prof Dr Fátima Regis, no qual foi bolsista CNPq e Faperj por mais de dois anos. É integrante do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias de Comunicação, Cultura e Subjetividade (LETS) do qual três grupos de pesquisa, estão diretamente ligados ao laboratório: Comunicação, Entretenimento e Cognição (http://cibercog.com/), Livros e Cultura Letrada e Comunicação, Arte e Redes Sociotécnicas. Entre 2014 e 2021 integrou o LabCult – Laboratório de Pesquisa em “Culturas Urbanas e Tecnologias” (http://labcult.blogspot.com). Atua ativamente nas áreas de investigação de práticas de comunicação e cultura (cujos corpus de estudo são geralmente produtos contemporâneo de entretenimento – como jogos (videogame e tabletop), memes, seriados televisivos, filmes, quadrinhos, animês, entre outros) e competências e habilidades cogntivas requeridas e/ou estimuladas.  [Lattes]


Renata Monty Doutora em Tecnologias da Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com apoio da Faperj (2021). Mestre em Tecnologias da Comunicação Uerj, com o apoio da Capes (2010). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Atualmente é bolsista Qualitec Uerj – nível doutorado – e atua com inovação tecnológica dentro do Laboratório de Mídias Digitais da Uerj, associado ao grupo de pesquisa Cibercog, coordenado pela professora Fátima Regis. Trabalhou como jornalista e social media no Jornal O Globo, com enfoque em mídias digitais, de 2006 a 2017, passando pela TV Globo, jornais O Dia e O Globo. Trabalhou como repórter do Jornal O Globo, de 2010 a 2017, nas editorias de Bairros, Mídias Digitais e Rio Show, Cultura (redes sociais, site e impresso). Nos últimos anos, dedica-se à cobertura de gastronomia, através do blog Viagem Gourmet (@viagemgourmet, no Instagram e Tik Tok), além de matérias para revistas especializadas e guias. É autora dos livros “Tô Frito – uma coletânea dos mais saborosos desastres na cozinha” (2017) e “Games e Avatares: a evolução dos jogos no contexto digital” [Lattes]


Mayara Barros É doutoranda no PPGCOM/Uerj, com bolsa CAPES. Atua como Pesquisadora voluntária no Laboratório de Mídias Digitais (LMD-PPGCom/Uerj). Mestre em Comunicação Social no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Atua como pesquisadora do projeto de pesquisa “Comunicação, Entretenimento e Cognição”, sob coordenação da profª Drª Fátima Regis. Integra o Laboratório de Pesquisas em Tecnologias de Comunicação, Cultura e Subjetividade (LETS), com três grupos de pesquisa diretamente ligados: Comunicação, Entretenimento e Cognição (http://cibercog.com/), Livros e Cultura Letrada e Comunicação, Arte e Redes Sociotécnicas. É editora-chefe da Revista Avessa. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade, cultura do fã, fanfic, materialidade e game studies [Lattes]

Raquel Lobão Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela UFRJ (2004), mestrado em Comunicação pelo ISCEM/UNB (2009), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho/UNB (2014), com período sanduíche na Universidade do Colorado, e Pós-Doutorado (UERJ). É professora no Departamento de Jornalismo e colaboradora permanente do PPGCOM – UERJ. Tem interesse no consumo do entretenimento, especialmente ficção seriada, e métodos de pesquisa digitais. Paralelamente, mantém vínculo junto ao INEP como avaliadora de cursos do ensino superior e elaboradora de itens ENADE. Tem experiência profissional como repórter e chefe de reportagem na área de cultura (2004-2007), como coordenadora de comunicação em entidades do terceiro setor sediadas na União Europeia (2007-2014) e parecerista de projetos culturais junto à prefeitura do Rio de Janeiro. [Lattes]

Manuela Tostes Graduanda em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É Pesquisadora e Bolsista Pibiti/CNPq do Laboratório de Mídias Digitais (LMD-PPGCom/UERJ) no projeto “Mídias Digitais e Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas no Ensino Fundamental”, sob coordenação da Profª Drª Fátima Regis. [Lattes]

Isis Cardoso  Estudante de Graduação em Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Atualmente é integrante do Laboratório de Mídias Digitais (CiberCog) e bolsista Pibic/CNPq e da Empresa Junior expresse! Consultoria. [Lattes]

Emanuelli Monsores É Mestranda no PPGCOM/Uerj, com bolsa CAPES. Participante dos grupos de pesquisa: CiberCog coordenado pela professora doutora Fátima Régis e PopMid coordenado pelo professor doutor Yuri Garcia. Graduação em Comunicação Social  [Lattes]

Gustavo Mangia Doutorando do Programa em Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mestre pelo mesmo programa com bolsa Capes (DS). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). Membro dos grupos de pesquisa Cibercog: Comunicação, Entretenimento e Cognição e POPMID: Reflexões sobre Gêneros e Tendências em Produções Midiáticas, assim como integrante do Laboratório de Mídias Digitais da Uerj (LMD-PPGCom/Uerj). Realiza pesquisas sobre videogames, narrativa transmídia e conteúdo fã, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa transmídia, videogames, cultura de fãs, afetos e histórias em quadrinhos.  [Lattes]

Patrick Marins Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da linha Tecnologias de Comunicação e Cultura, onde também cursou o mestrado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É bacharel em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social da mesma universidade. Fundador e coordenador do grupo de pesquisa PROMPT – Inteligência Artificial, Linguagem e Subjetivação, integra o Cibercog – Comunicação, Lúdico e Cognição. Atualmente, pesquisa a relação entre inteligências artificiais generativas, processamento de linguagem natural e formas de subjetivação humano-máquina.   [Lattes]

Tauana Marques Possui MBA em marketing pelo Centro Universitário Carioca e graduação em Jornalismo pela Unicarioca. Atualmente é bolsita proatec no grupo de pesquisa CiberCog – Comunição, Lúdico e Cognição, coordenado pela Professora e Doutora Fátima Regis, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias digitais.[Lattes]

Renata Corrêa Doutoranda em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, na área de concentração: Tecnologias da Comunicação e da Informação. Graduada em Comunicação Social-Cinema e Comunicação Social-Publicidade, ambas pela UFF. Profissional de comunicação do quadro permanente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, atua como Gerente de Assuntos Educacionais, trabalhando com Comunicação, Audiovisual e Educação. Coordena o projeto IBGEeduca, projeto de comunicação para Crianças, Jovens e Professores. Integrante do grupo de pesquisa Cibercog – Comunicação, Lúdico e Cognição, coordenado pela Professora e Doutora Fátima Regis [Lattes]

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